Featured Article

sábado, 25 de setembro de 2010

Definições da profissão de Relaçõe Públicas

Você sabia?
Algumas curiosidades da profissão

O juramento do RP
Sobre o juramento, o texto é o seguinte:
“Juro, diante de Deus e da sociedade, que fará uso do meu trabalho, conduzir meus esforços profissionais de acordo com os princípios éticos norteadores da atividade de Relações Públicas, com responsabilidade e respeito humano e dedicar o meu trabalho para o desenvolvimento e o bem estar do povo brasileiro e da humanidade.”




A pedra representativa da profissão RP é SAFIRA


Os benefícios da Safira podem ser traduzidos pela canalização de energia positiva, principalmente, em processos curativos, ajudando a dissolver bloqueios mentais e emocionais.  À safira-do-brasil é concebida também, a propriedade de ativar e purificar as experiências sobre o estudo espiritual do homem, potencializando seu senso criativo.




A cor representativa da profissão RP é AZUL


Como a cor azul é identificada pelo seu efeito tranqüilizador, o homem, em diferentes épocas, atribuiu à safira azul o poder de propiciar a paz espiritual, purificando a mente, além de servir como um instrumento facilitador para consultas sobre o futuro.



 
Envolvimento dessas característas na profissão RP

Desse modo, tanto a pedra safira como a cor azul, passam a caracterizar a profissão de Relações Públicas, pois se entende que o Profissional dessa área, sendo um agente ativo na consolidação dos processos democráticos da sociedade e dos conceitos e imagens organizacionais, necessita desenvolver e aplicar tais atributos para atingir esses propósitos.


O mascote representativo da profissão RP é o GOLFINHO ROTADOR
 Já o animal representativo da profissão, a mascote RP, será o Golfinho Rotador, cujo nome científico é o de stenella longirostris. Segundo as informações do Projeto Golfinho Rotador, criado e mantido pelo Centro Mamíferos Aquáticos / IBAMA, o Centro Golfinho Rotador, o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha / IBAMA e a Universidade de Pernambuco, o golfinho rotador é considerado, entre as sete espécies mais conhecidas, como o mais comunicativo e sociável. Ele é gregário e com um comportamento social bastante complexo, apresentando dois sistemas de comunicação: o oral e o aéreo.  
    

O aéreo é composto por diversos padrões de atividades como: saltos e batidas com partes do corpo na superfície do mar, que produzem turbulências características quando o golfinho reentra na água. Os movimentos aéreos refletem o comportamento do grupo e estão relacionados ao ciclo diário dos golfinhos.  
    

Já a comunicação oral, uma vez que os golfinhos não têm cordas vocais, reproduzem sons, assobios e cliques, cuja emissão pode-se dizer semelhante a uma espécie de código Morse. Existem estudos que afirmam que os golfinhos mantêm algum tipo de comunicação auditiva, cujas regras serviriam, inclusive, para organizá-los socialmente.   

    Como são gregários, a vida social é muito importante aos golfinhos, permitindo que eles atinjam os 80 anos, caso não sofram intervenções do homem e dos seus predadores naturais, os tubarões.  
    

Características do mascote na profissão RP

Portanto, idêntico à profissão de Relações Públicas que ainda carece de pesquisas científicas mais aprofundadas sobre a sua teoria e aplicação, a fim de garantir a sua consolidação no mercado; que estabelece diferentes formas de comunicação com os seus públicos de interesse no intuito da verdadeira interação; que apresenta um espírito gregário, pois acredita na união do grupo para intensificar os resultados comuns; o golfinho rotador foi escolhido para ser o animal símbolo da profissão de Relações Públicas no país.



Abreviações da nomenclatura da profissão RP

A respeito da abreviatura do nome Relações Públicas, ficou estabelecido:
. No Brasil - RP = Relações Públicas;

. Nos países cuja língua oficial é o espanhol - RRPP = Relacionista;

. Nos países cuja língua oficial é o inglês - PR = Public Relations. 





sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dicas da aula do Profº Castanheira

Dica de Leitura da aluna Fabiana

para auxiliar no entendimento e aprofundamento da matéria


Livro:
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Da Revolução Urbana à Revolução Digital

de Antônio Cesar Amaru Maximiano







Dica de Leitura
para quem quiser entender como foi o governo do FHC



Livro:
A ARTE DA POLÍTICA
A história que vivi

de Fernando Henrique Cardoso





Dica de video para ilustrar o conteúdo que vimos na aula de hoje
sobre a evolução do contexto histórico nacional e seus reflexos na administração empresarial


Vídeo

Link: Brasil - um país em evolução





Dica de vídeo para compreender melhor o Planejamento Estratégico e o Pensamento Estratégico


Vídeo

Link: Planejamento Estratégico X Pensamento Estratégico




Pontos importantes abordados no vídeo:

  • fala da questão de prever mudanças do mercado
  • mais importante que o planejamento estratégico é manter o pensamento estratégico
  • lembre-se de 3 atividades: Detectar - analisar e atender
  • ex.: profissionais que planejaram a um tempo atrás X profissionais atentos às mudanças
     (sem colocar a internet como diferencial)        X          (que souberam aproveitar a oportunidade e
                                                                                                      gerar grandes lucros com ela)
  • Compara as mudanças drásticas na sociedade como uma espécie de dança das cadeiras
  • planejamento rígido X planejamento flexível e atento as mudanças
  • se preparar para mudanças radicais na empresa para sobreviver no mercado
  • causas do fracasso: inflexibilidade; apegamento ao diploma/profissão que pode ficar ultrapassada e pena de si mesmo
  • sucesso: estar disposto e não ter medo de aprender mais - para poder mudar
  • problemas - oportunidades = a profissão é a resolução de problemas
  • o profissional de sucesso:
- detecta o problema
- apresenta situações criativas e atraentes
- aponta para novas perspectivas
  • isso o colocará na frente dos concorrentes
  • e saber "vender" essa idéia

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Propagandas de Frutas e Legumes

Frutas e Legumes

No Rio de Janeiro, uma rede de venda de legumes, verduras e frutas – HORTIFRUTI, há 2 anos inovou em suas propagandas, criando uma série baseada em títulos de filmes onde os atores principais são os próprios produtos da loja.
Os cariocas, ficavam na expectativa da próxima propaganda, que era sempre estampada em um outdoor no Centro do RJ…e o lançamento sempre as segundas-feiras.


 













fonte: http://www.barbalonga.com.br/?p=1743

Enviado pela Profª Tatiana Massako Kawakami

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Seminário Unomarketing promove comunicação consciente em São Paulo

16/09/2010 - 10h09


Em segunda edição, evento visa propor novas ideias para o processo comunicativo.      

Refletir sobre soluções de comunicação responsável e a relação dos profissionais de comunicação e marketing com sustentabilidade e responsabilidade social serão enfoques do 2º Seminário Unomarketing – Comunicação Consciente que acontece em São Paulo, nos dias 28 e 29 de setembro, na Fecomercio.

O seminário, realizado pela Sator Eventos em parceria com a Report Comunicação, visa ampliar a consciência dos profissionais com relação ao papel que desempenham na promoção e estímulo das ações socioambientais.  Em sua segunda edição, o evento propõe a elaboração de novas fórmulas, ideias e soluções em comunicação consciente para promover a transparência no processo comunicativo.

Durante dois dias, os principais nomes em comunicação e sustentabilidade do País se juntam a convidados internacionais para debater novas diretrizes para o setor. As interações acontecem em quatro painéis que abordam temas como tecnologia e cultura da transparência; comunicação como processo educativo e transformador; novos paradigmas para a transformação; e responsabilidade pessoal.

“A metodologia adotada para desenvolver os temas objetiva adequar conceitos de todas as áreas do conhecimento à comunicação com o propósito de incentivar, entre os profissionais de comunicação, o desenvolvimento de uma nova cultura e uma nova maneira de se relacionarem com os desafios da sociedade e do planeta”, conta Paula Faria, diretora da Sator e idealizadora do Unomarketing.

Em paralelo, acontece a Feira Unomarketing onde estarão expostos os trabalhos de parceiros de mídia, fornecedores e ONGs que participam do Fórum de Empreendedorismo Social (parceria do Unomarketing com a Folha de S. Paulo, que acontece após o seminário, no dia 30/9).

Serviço
Feira e Seminário Unomarketing - Comunicação Consciente
Data: 28 e 29 de setembro de 2010
Horário: das 9h às 19h
Local: Fecomercio (Rua Doutor Plínio Barreto, 285 - São Paulo – SP)

Contato para a imprensa: Tatiana Vieira - tatiana@sators.com.br

(Envolverde/Assessoria)

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Os ipês-amarelos - por Por Rubem Alves

Dica de Leitura comentada na aula do Profº Castanheira


Uma professora me contou esta coisa deliciosa. Um inspetor visitava uma escola. Numa sala ele viu, colados nas paredes, trabalhos dos alunos acerca de alguns dos meus livros infantis. Como que num desafio, ele perguntou à criançada: "E quem é Rubem Alves?". Um menininho respondeu: "O Rubem Alves é um homem que gosta de ipês-amarelos...". A resposta do menininho me deu grande felicidade. Ele sabia das coisas. As pessoas são aquilo que elas amam.

Mas o menininho não sabia que sou um homem de muitos amores... Amo os ipês, mas amo também caminhar sozinho. Muitas pessoas levam seus cães a passear. Eu levo meus olhos a passear. E como eles gostam! Encantam-se com tudo. Para eles o mundo é assombroso. Gosto também de banho de cachoeira (no verão...), da sensação do vento na cara, do barulho das folhas dos eucaliptos, do cheiro das magnólias, de música clássica, de canto gregoriano, do som metálico da viola, de poesia, de olhar as estrelas, de cachorro, das pinturas de Vermeer (o pintor do filme "Moça com Brinco de Pérola"), de Monet, de Dali, de Carl Larsson, do repicar de sinos, das catedrais góticas, de jardins, da comida mineira, de conversar à volta da lareira.

Diz Alberto Caeiro que o mundo é para ser visto, e não para pensarmos nele. Nos poemas bíblicos da criação está relatado que Deus, ao fim de cada dia de trabalho, sorria ao contemplar o mundo que estava criando: tudo era muito bonito. Os olhos são a porta pela qual a beleza entra na alma. Meus olhos se espantam com tudo que veem.

Sou místico. Ao contrário dos místicos religiosos que fecham os olhos para verem Deus, a Virgem e os anjos, eu abro bem os meus olhos para ver as frutas e legumes nas bancas das feiras. Cada fruta é um assombro, um milagre. Uma cebola é um milagre. Tanto assim que Neruda escreveu uma ode em seu louvor: "Rosa de água com escamas de cristal...".

Vejo e quero que os outros vejam comigo. Por isso escrevo. Faço fotografias com palavras. Diferentes dos filmes, que exigem tempo para serem vistos, as fotografias são instantâneas. Minhas crônicas são fotografias. Escrevo para fazer ver.

Uma das minhas alegrias são os e-mails que recebo de pessoas que me confessam haver aprendido o gozo da leitura lendo os textos que escrevo. Os adolescentes que parariam desanimados diante de um livro de 200 páginas sentem-se atraídos por um texto pequeno de apenas três páginas. O que escrevo são como aperitivos. Na literatura, frequentemente, o curto é muito maior que o comprido. Há poemas que contêm todo um universo.

Mas escrevo também com uma intenção gastronômica. Quero que meus textos sejam comidos pelos leitores. Mais do que isso: quero que eles sejam comidos de forma prazerosa. Um texto que dá prazer é degustado vagarosamente. São esses os textos que se transformam em carne e sangue, como acontece na eucaristia.

Sei que não me resta muito tempo. Já é crepúsculo. Não tenho medo da morte. O que sinto, na verdade, é tristeza. O mundo é muito bonito! Gostaria de ficar por aqui... Escrever é o meu jeito de ficar por aqui. Cada texto é uma semente. Depois que eu for, elas ficarão. Quem sabe se transformarão em árvores! Torço para que sejam ipês-amarelos...


(Envolverde/Portal Aprendiz)

Enviado pela aluna Kethleen A. B. S.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Poesia do Livro "O mundo de Sofia"

O MUNDO DE SOFIA
Uma Aventura na Filosofia
Jostein Gaarder
Tradução de: Catarina Belo
EDITORIAL PRESENÇA


Será a verdade cômoda?
Será a verdade incômoda?
Será a verdade filha da necessidade
e por isso mãe da realidade?
Será o homem uma criação de Deus
ou Deus uma criação da humanidade?

Criador ou criatura?
Tutor ou tutelado?

Talvez cego lesado
levado a crer no que precisa
para aceitar o que não pode ser mudado

Criador ou criatura?
Inocente ou culpado?

Talvez a verdade seja uma questão de ponto de vista
e a mentira um ser mutável
que igual à larva da borboleta com o tempo torna-se aceitável
Ficando a critério de cada um escolher a sua verdade,
A mais agradável.

Popular Posts

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

COMUNICAFAM

COMUNICAFAM
COMUNICAFAM_LOGO

Quem sou eu

Blog dos alunos que fazem Comunicação Social - Relações Públicas na Facul de Americana

Seguidores

Pesquisar este blog