Featured Article

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Principais autores de Relações Públicas II – Waldyr Gutierrez Fortes

Waldyr Gutierrez Fortes


Waldyr Gutierrez Fortes: vanguarda
Bibliografia


Livros Publicados
Pesquisa Institucional: Diagnóstico Organizacional para Relações Públicas, Edições Loyola, 1990. (esgotado)
Transmarketing: Estratégias Avançadas de Relações Públicas no Campo do Marketing, 2ª Edição, Summus Editorial, 1999.
Você Sabe que Dia É Hoje? Datas Comemorativas para Eventos e Programações de Relações Públicas e Calendário de Promocional em Marketing, 2ª Edição, Editora da UEL, 2002. (esgotado)
Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias, 3ª Edição, Summus Editorial, 2003.

Capítulos de Livros
Relações Públicas Estratégicas com o Público Interno.  In: CESCA, Cleuza G. Gimenes (Org.).  Relações Públicas e suas Interfaces.  São Paulo, Summus Editorial, 2006.
O Pioneirismo de Cândido Teobaldo de Souza Andrade na Pesquisa em Relações Públicas no Brasil.  In: MOURA, Claudia Pereira de (Org.).  História das Relações Públicas: fragmentos da memória de uma área.  Porto Alegre, EDIPUCRS, 2008, on-line, p. 670-687.
O Pioneirismo de Cândido Teobaldo de Souza Andrade na Pesquisa em Relações Públicas no Brasil.  In:KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas: Histórias, Teorias e Estratégias nas Organizações Contemporâneas.  São Paulo, Editora Saraiva, 2009, p. 109-142.


Sobre o autor

Waldyr Gutierrez Fortes: vanguarda das Relações Públicas

07/04/2010 - por Ricardo Campos

Um dos grandes nomes do pensamento de vanguarda das Relações Públicas brasileiras, assim podemos definir o Prof. Waldyr Gutierrez Fortes, um exemplo de profissional, que ao longo de sua trajetória produziu conceitos e reflexões que ajudaram no reconhecimento e valorização de nossa profissão como um aporte estratégico para a gestão das organizações.

Mas quis a vida que com apenas 60 anos (não completos, seu aniversário era no próximo dia 17 de abril), o mestre sucumbisse na manhã desta terça, 06, ao ataque de uma doença degenerativa. Fortes deixa mulher e dois filhos.
Mestre e doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), era professor em cursos de comunicação social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), curso que ajudou a fundar, professor de cursos de pós-graduação, profissional de relações públicas com experiência em empresas de São Paulo e consultoria para empresas de Londrina no Paraná, foi conselheiro do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) no triênio 2007/2010.
Mas Fortes se imortalizou com sua obra que reúne diversos trabalhos, artigos, capítulos de livros e coletâneas, além de suas próprias publicações que são referências para os cursos e para a profissão de Relações Públicas, tais como:

  • Pesquisa Institucional: Diagnóstico Organizacional para Relações Públicas, Edições Loyola, 1990.
  • Transmarketing: Estratégias Avançadas de Relações Públicas no Campo do Marketing, 2ª Edição, Summus Editorial, 1999.
  • Você Sabe que Dia É Hoje? Datas Comemorativas para Eventos e Programações de Relações Públicas e Calendário de Promocional em Marketing, 2ª Edição, Editora da UEL, 2002.
  • Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias, 3ª Edição, Summus Editorial, 2003.
Em seus livros e artigos, Fortes sempre demonstrou um pensamento avançado sobre a profissão e a atuação dos profissionais, sendo um precursor das relações públicas na internet. Seu portal é hoje um dos mais conceituados, sendo uma importante fonte de pesquisa, pois mantém um rico acervo de artigos, links e informações sobre as Relações Públicas.

Este relações públicas cumpriu sua missão, parte, mas com seus preciosos ensinamentos demonstrou que a profissão pode ir além, pode pensar além, pode ser mais estratégica e contribuir efetivamente para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos. Pelo seu exemplo demonstrou que é necessário desbravar novos caminhos, com coragem e atitude.
Fica aqui a minha homenagem a este grande profissional.



Para saber mais: Comunidade RP Brasil



Divirtam-se!

10ª Semana de Estudos Gerenciais - Oficina de Ética

CONRERP 2ª Região e 10ª Semana de Estudos Gerenciais


20/09/2011 - Semana de Estudos Gerenciais conta com palestra do Conrerp 2ª Região




Evento acontecerá entre os dias 26 e 30 de setembro, em Americana
Com o objetivo de proporcionar aos alunos de diversos cursos, entre eles Relações Públicas, um maior conhecimento da sua área de atuação, a FAM – Faculdade de Americana – realiza, entre os dias 26 e 30 de setembro, a 10ª edição da Semana de Estudos Gerenciais.

Evento voltado para a comunidade acadêmica, a semana foca a atualização dos alunos com as experiências de pessoas renomadas em seu campo profissional através de palestras e mini-cursos.

Entre os mini-cursos que serão ministrados durante a semana estão “RP na Comunicação Integrada: mais integrado do que nunca”, “A importância da ética nas redes sociais” e “Administração participativa e comunicação interna”. A presidente do Conrerp 2ª Região, Elaine Lina, estará presente ao evento ministrando palestra no dia 29 de setembro às 19h, na qual apresentará as atividades praticadas pelos profissionais de Relações Públicas e a importância de possuir o registro profissional para exercer as atividades da área.

Para mais informações acesse http://www.semanadeestudosgerenciais.com.br/ .

sábado, 17 de setembro de 2011

Oficinas Gratuitas em Americana


A Secretaria de Cultura e Turismo de Americana está com inscrições abertas para sete oficinas culturais nas áreas de artes plásticas, audiovisual, gestão cultural, literatura e teatro.

As inscrições são gratuitas. Mais informações através do telefone (19) 3408-8010.

Confira a programação de oficinas:




(Fonte: http://www.fam.br/media/flash/famnews/2011/09092011/)


Divirtam-se!

Principais autores de Relações Públicas I - Cândido Teobaldo


Cândido Teobaldo

Bibliografia

Para Entender Relações Públicas.  São Paulo: Editora Biblos (primeira edição em 1962, segunda edição em 1965, terceira edição em 1983 e quarta edição em 1993).

Curso de Relações Públicas.  São Paulo: Editora Atlas (primeira edição em 1970, segunda edição em 1974, terceira edição em 1980, quarta edição em 1988 equinta edição em 1994 – além de algumas reimpressões).

Psicossociologia das Relações Públicas.  Petrópolis: Editora Vozes, 1975 (segunda edição em 1989 pela Edições Loyola)

Dicionário Profissional de Relações Públicas e Comunicação.  São Paulo: Editora Saraiva, 1978 (segunda edição em 1996 pela Summus Editorial).

Administração de Relações Públicas no Governo. São Paulo: Edições Loyola, 1982

Como Administrar Reuniões. São Paulo: Edições Loyola (primeira edição em 1988; segunda edição em 1995).

Fundador do Curso de Relações Públicas da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), foi um dos pioneiros que construíram nesta instituição este novo campo de conhecimento. 


Sobre o autor

Sempre preocupado em compartilhar com seus alunos e colegas o conhecimento acumulado ao longo de sua experiência, Cândido Teobaldo buscou revelar os resultados de seu trabalho mediante a publicação de artigos e livros.

Sua contribuição pode ser mensurada em suas publicações e ações, mas também no grande número de profissionais, mestres e doutores que formou ao longo de sua atividade e que hoje perpetuam os ensinamentos do professor.
   
Em 25 de abril de 1973 foi o primeiro a conquistar na USP o grau universitário de Doutor em Comunicação (Relações Públicas), na ECA/USP com a tese Relações Públicas e o Interesse Público. Em 1978, conquistou o grau de livre-docente em Relações Públicas Governamentais na mesma instituição, com a tese Relações Públicas na Administração Direta, tornando-se professor titular da ECA em 1985. 


Mais informações sobre a vida e obra de Cândido Teobaldo de Souza Andrade podem ser obtidas no site Portal-RP que publicou uma série de depoimentos de amigos, professores e ex-alunos sobre o professor Teobaldo.





Divirtam-se!

KMA - Entrevista com o Thiago Rabboni


Série “Perfil de Campeão” entrevista com Thiago Silva

 29/08/11 por KMA Marketing Integrado


O Silveira, como Thiago é carinhosamente chamado pelo pessoal da agência, tem 21 anos e cursou o técnico em Informática no Colégio Politec de Americana entre 2008 e 2009. Hoje cursa Relações Públicas na FAM – Faculdade de Americana. Trabalha há dois anos e oito meses na KMA, começou como estagiário na área de criação e hoje faz parte do departamento de web da agência.
http://kmaweb.com.br/blog-new/?p=6180&cpage=1#comment-5227


 Para ler a entrevista completa clique aqui. e aproveite para deixar seu comentário!


Divirtam-se!

Popular Posts

Total de visualizações de página

Tecnologia do Blogger.

COMUNICAFAM

COMUNICAFAM
COMUNICAFAM_LOGO

Quem sou eu

Blog dos alunos que fazem Comunicação Social - Relações Públicas na Facul de Americana

Seguidores

Pesquisar este blog