sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Dicas da aula do Profº Castanheira

Dica de Leitura da aluna Fabiana

para auxiliar no entendimento e aprofundamento da matéria


Livro:
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Da Revolução Urbana à Revolução Digital

de Antônio Cesar Amaru Maximiano







Dica de Leitura
para quem quiser entender como foi o governo do FHC



Livro:
A ARTE DA POLÍTICA
A história que vivi

de Fernando Henrique Cardoso





Dica de video para ilustrar o conteúdo que vimos na aula de hoje
sobre a evolução do contexto histórico nacional e seus reflexos na administração empresarial


Vídeo

Link: Brasil - um país em evolução





Dica de vídeo para compreender melhor o Planejamento Estratégico e o Pensamento Estratégico


Vídeo

Link: Planejamento Estratégico X Pensamento Estratégico




Pontos importantes abordados no vídeo:

  • fala da questão de prever mudanças do mercado
  • mais importante que o planejamento estratégico é manter o pensamento estratégico
  • lembre-se de 3 atividades: Detectar - analisar e atender
  • ex.: profissionais que planejaram a um tempo atrás X profissionais atentos às mudanças
     (sem colocar a internet como diferencial)        X          (que souberam aproveitar a oportunidade e
                                                                                                      gerar grandes lucros com ela)
  • Compara as mudanças drásticas na sociedade como uma espécie de dança das cadeiras
  • planejamento rígido X planejamento flexível e atento as mudanças
  • se preparar para mudanças radicais na empresa para sobreviver no mercado
  • causas do fracasso: inflexibilidade; apegamento ao diploma/profissão que pode ficar ultrapassada e pena de si mesmo
  • sucesso: estar disposto e não ter medo de aprender mais - para poder mudar
  • problemas - oportunidades = a profissão é a resolução de problemas
  • o profissional de sucesso:
- detecta o problema
- apresenta situações criativas e atraentes
- aponta para novas perspectivas
  • isso o colocará na frente dos concorrentes
  • e saber "vender" essa idéia

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