quinta-feira, 7 de outubro de 2010

2013: O dia que a comunicação parou!





Imagine que daqui a algum tempo que a comunicação e suas tecnologias tenham se aperfeiçoado e, como bons vivenciadores da modernidade ficamos cada vez mais dependente dessas facilidades rápidas e práticas. Se hoje, milhões de pessoas e empresas tem a internet como função quase que existencial, imagine daqui algum tempo o quanto os satélites serão fundamental para manter a ordem da globalização, a era das informações ao alcance em um clique, a rede de interatividade instantânea entre as pessoas e tudo mais o que vai evoluir daqui em diante. Imagine agora, que tudo isso simplesmente pare. O que seria do mundo sem nenhum sinal de internet, sem sinal de televisão e bloqueio das contas bancárias?

Isso tudo pode acontecer se os nossos satélites forem atingidos pela mega tempestade solar que está prevista para acontecer em maio de 2013. Segundo o astrônomo responsável pelo OMA (Observatório Municipal de Americana), Nelson Travnik, “O mundo vai parar, pois estamos todos interligados por causa dos satélites”. As conseqüências para esse fenômeno são incalculáveis, pois quando os satélites forem atingidos pelas partículas da tempestade solar ficariam totalmente desgovernados e penetrariam a atmosfera terrestre como bolas de fogo. “Se realmente acontecer, nós não temos tecnologia suficiente para conter a tempestade, mesmo se ela for detectada com antecedência” alerta Travnik. E para quem ainda dúvida que isso pode acontecer, um fenômeno parecido já foi registrado no ano de 1859. Estudos quantificam o desastre como 20 vezes pior que o Katrina.

Vamos torcer para que os cientistas e pesquisadores encontrem uma solução a tempo. Enquanto isso vale refletir até que ponto nos tornamos dependentes da tecnologia e como ela pode afetar no ambiente empresarial. A empresa quebraria ou temos um plano B? Se cair o sinal da internet por um dia a empresa inteira ficará parada? Se alguma tecnologia da empresa parar de funcionar, estaremos preparados para lidar com essa situação? É possível proteger a empresa contra esses incidentes que podem acontecer com a falha dessas tecnologias que determinam o nosso dia-a-dia?




por Kethleen A. B. Santos
(baseado na matéria "Astrônomo prevê tempestade solar" de Renata Muniz - Jornal TodoDia)

1 comentários:

Unknown disse...

Que ridículas as perguntas no final, se um negócio desses acontecer, vocês não vão nem lembrar de empresa alguma, não só a empresa, como a vida de vocês vão quebrar, porque é algo que não se conserta de um dia para o outro e a comunicação não voltará logo.

Postar um comentário