Postado por Marilia Silvério - Sábado, 10 julho de 2010
Comunicação Interna é vital para o sucesso de qualquer
organização, mas quais são os principais pontos que podem determinar se seu
papel será cumprido ou não?
Abaixo listei os dez tópicos que julgo determinantes para
que nossas mensagens sejam “ouvidas” e assimiladas pelo nosso público interno:
1. Conheça o seu público
Estude seu público interno. Saiba quem são, não apenas em
termos demográficos, mas entenda as aspirações, as alegrias e os
descontentamentos das pessoas que trabalham na sua empresa.
2. Tenha uma estratégia
Entenda claramente sua missão, a partir dos objetivos de
negócio, e defina uma estratégia capaz de concretizá-la.
3. Conheça seus obstáculos
Entenda quais são os principais obstáculos para a execução
da sua estratégia – orçamento, sistemas ou deficiência de veículos de
comunicação, por exemplo – e elabore um plano para superá-los.
4. Informe seu público interno primeiro
Nunca deixe os funcionários em segundo plano, eles devem ser
os primeiros a saber.
5. Envolva os líderes na Comunicação Interna
Mesmo na era da tecnologia, a comunicação face a face continua
sendo a mais valorizada pelo público interno.
6. Comunicação de mão dupla
O público interno precisa ser informado, mas também deve ser
ouvido constantemente.
7. Escolha o canais corretos
Escolha os canais de comunicação que melhor se adéquem ao
perfil do seu público e ao conteúdo da mensagem que será transmitida.
8. Tenha um estilo
A Comunicação Interna precisa ter um estilo próprio, uma
identidade.
9. Evite o excesso de informação
Cuidado para não sobrecarregar seu público interno. A partir
da estratégia, estabeleça as prioridades de comunicação e seja conciso nas
mensagens.
10. Meça os resultados
Avalie periodicamente se as iniciativas em prática estão
realmente contribuindo para o alcance da missão de Comunicação Interna.
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