segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Seca nas Redes Sociais: Problemas e Soluções

A reclamação é geral: os usuários das redes sociais já não aguentam mais compartilhar bichinhos fofos, reclamar da segunda-feira e ver várias atualizações de status sobre o último jogo de futebol.
Vivemos em um momento de crise de conteúdo das redes sociais. Nosso professor Gil Giardelli explica bem esse contexto no artigo “Faz sentido pular de cabeça em uma piscina rasa?”:
“Em um mundo globalizado onde a multidisciplinaridade é muito valorizada, as pessoas se viciaram a compartilhar e a se deter em conteúdos “vazios”. Falam de tudo, mas não sabem de nada.”
O artigo introduz a ideia da notícia lenta, de um texto com ideias mais elaboradas como solução para a crise. Essa proposta, que tem como uma das líderes Ariana Huffington, é uma das soluções apresentadas, mas não é a única.  Em meio a debates com profissionais do meio, leitura e pesquisa, gostaríamos de sugerir outras respostas para o problema atual.

Seja o mais interessante e não o mais “curtido”
Tire um pouco de peso em cima dos tão desejados ‘curtir’. Faça uma análise dos interesses de seu público e trace uma estratégia em cima desses dados. Baseado nesses estudos, fica mais fácil construir uma linha editorial diferenciada. Deixe um pouco de lado o caráter imediatista das redes, e pense a longo prazo. Uma página, por exemplo, bem elaborada e com pitadas inteligentes terá melhores resultados do que outra sem tanta profundidade.
A Forbes dá algumas dicas de como se tornar uma pessoa mais interessante. Use esses conselhos para mudar a forma de produzir conteúdo nas redes.

É preciso educar o público
Cabe a nós, formadores de opinião e profissionais do meio, educar o leitor e dar o primeiro passo para solucionar essa crise. Temos a responsabilidade de estabelecer o tom das redes e incentivar essas mudanças. Se continuarmos compartilhando informações vazias, a situação não irá mudar.

Lembre-se, o conteúdo que você compartilha nas redes é a principal faceta de sua imagem digital.
Dentro dessa reflexão, você acredita que existem outras soluções para a crise de conteúdo nas redes sociais? Você concorda com as nossas propostas? Compartilhe sua opinião.

Por Fernanda Bartels 
Colaboração de Gil Giardelli e equipe Inovadores ESPM

FONTE: http://www.inovadoresespm.com.br/seca-nas-redes-sociais-problemas-solucoes/

0 comentários:

Postar um comentário