domingo, 8 de abril de 2012

PRIORIDADES DA VIDA (Revista Marketing Industrial, n 17, 2001)

Segue um texto abaixo para refletirmos sobre as prioridades da nossa vida e como estamos fazendo a gestão do nosso tempo: Onde estamos colocando as grandes pedras nas nossas vidas?

PRIORIDADES NA VIDA


Um consultor, especialista em Gestão do Tempo, quis surpreender sua plateia durante uma conferência. Tirou de sob a mesa um frasco grande, de boca larga, colocando-o sobre ela, ao lado de uma pilha de pedras do tamanho de um punho. E perguntou:
- Quantas destas pedras vocês acham que cabem neste frasco?
Após algumas conjecturas dos presentes, o consultor começou a colocar as pedras, até encher o recipiente. Perguntou então:
- Está cheio?
Todos olharam para o frasco e disseram que sim. Em seguida, ele tirou um saco de pedrinhas bem pequenas, que estava sob a mesa. Colocou parte delas dentro do frasco, agitando-o. As pedrinhas penetraram pelos espaços entre as pedras grandes.
O consultor sorriu, com ironia, e repetiu:
- Está cheio, agora?
Dessa vez, os ouvintes duvidaram:
- Talvez não...
- Muito bem! – exclamou o consultor, pousando sobre a mesa um saco com areia, que começou a despejar no frasco. A areia filtrava-se pelos pequenos buracos deixados pelas pedras maiores e as pedrinhas.
- Está cheio? – perguntou novamente.
- Não! – exclamaram os ouvintes.
Pegou então um jarro e começou a jogar água dentro do frasco, que a absorvia, sem transbordar.
Deu por encerrada a experiência, e perguntou:
- Bem, o que acabamos de demonstrar?
Um dos participantes respondeu:
- Que não importa quão cheia esteja a nossa agenda. Se quisermos, sempre conseguiremos fazer com que caibam outros compromissos.
- Não! – concluiu o especialista. O que esta lição nos ensina é que, se não colocarmos as pedras grandes em primeiro lugar, nunca seremos capazes de encaixá-las depois.
- E quais são as grandes pedras nas nossas vidas?
- São os nossos filhos, a pessoa amada, nossos amigos, nossos sonhos, nossa saúde... Nossas prioridades!
- O resto é resto, e encontrará o seu lugar...



FONTE: Colaboração enviada por Fábio Luiz Campora, da Votorantim Cimentos, para a revista Marketing Industrial – nº17, 2001.

0 comentários:

Postar um comentário