quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Relações Públicas x Marketing (Publicado em 24/09/2007)


Relações Públicas e Marketing têm muitas semelhanças. As duas profissões surgem do âmago do capitalismo neoliberal do século XX, com a missão de colaborar com o agigantamento do mercado e o controle da opinião pública.As semelhanças continuam na nova configuração das organizações sociais se formata,impondo transformações significativas para o exercício das duas profissões. Na área do Marketing, surgem termos como marketing social, marketing solidário, dentre outras terminologias que, a priori, seriam inconcebíveis pela incompatibilidade intrínseca dos termos. Na área de Relações Públicas aparecem os pertinentes conceitos de Relações Públicas Populares e Relações Públicas Comunitárias trazidos pela mestra em Comunicação Social, Cicília Peruzzo, em que a autora subverte o papel tradicional da profissão de mera mantenedora do status quo da elite dominante e utiliza as técnicas de relacionamento e comunicação em prol do interesse público e do bem-estar social.

 De acordo com Andrade, algumas confusões são feitas quando fala-se das duas atividades: “Relações Públicas com a comunidade passou a ser "marketing social"; Relações Públicas com as escolas se transformou em "marketing cultural"; Relações Públicas com os poderes públicos é agora "marketing político"; Relações Públicas com o público interno recebeu a denominação de "marketing interno" ou endomarketing; Relações Públicas com os fornecedores tem o nome de "marketing reverso"; Relações Públicas com o público em geral continua sendo "marketing" para o "público consumidor".

Os profissionais de Relações Públicas, julgam que endomarketing não é nada mais do que uma forma diferente de expressar (e praticar) a comunicação interna e que se trata  de uma alternativa (nem tão sutil); de garantir aos profissionais de marketing a entrada em um novo campo de trabalho.

Até nas divergências as relações públicas e o marketing são semelhantes, uma vez que o maior ponto de discórdia entre essas duas profissões está na questão das competências de cada uma dentro de uma organização. O fato é que as Relações Públicas devem conviver harmoniosamente com o marketing, uma vez que são atividades complementares e convergentes. O que não quer dizer que as RRPP devem abrir mão das suas competências no âmbito das organizações ou mesmo no âmbito da sociedade como um todo, ao contrário disso, deve mostrar que são necessárias e imprescindíveis no mix administrativo-comunicacional de uma organização contemporânea.

Fontes:
PERUZZO, Cecília M. K. Portal RP-Bahia, edição 13, ano 4, Salvador-Bahia, maio de 2006. Disponível em <www.rp-bahia.com.br/revista/edição13>. Acesso em 08/10/2007.
ANDRADE, Cândido Teobaldo de Souza. Originalmente publicado no jornal O Estado de S. Paulo, São Paulo, 8 out. 1991. Empresas, p. 2.
ABERJE  -  Associação  Brasileira  de  Comunicação  Empresarial.  Disponível  em  <www.aberje.com.br>. Acesso em: 08/10/2007.


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