segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dica da aluna Fátima Gregolim (RGi Comunicar Idéias)

Quero ser relações Publicas.

Manhêêê! Quando eu crescer quero ser um relações púúúblicas! Por  Victor de Carvalho.


   Frase estranha essa do titulo, né? Tenho absolutamente certeza que ninguém aqui, no auge dos 7 anos de idade, balbuciou tais palavras. Também aposto que nenhum felizardo, (ou não?) pai de nenhuma criança radiante de 7 anos escutou tal frase. Então, o que leva um jovem já amadurecido a escolher tal carreira? Convenhamos, escolher e estudar relações publicas não é tarefa das mais fáceis. Muitas incerteza e duvidas corriqueiras sobrevoam a cabeça dos estudantes - e isso só durante os estudos! nem se fala na hora de pôr o pé no mercado!

   Desde primeiro ano de faculdade, o jovem é corajoso estudante de Relações Publicas está sujeito a um constante turbilhão de emoções. Agora, por que toda essa confusão? Definitivamente, exerce a profissão de Relações Publicas é muito empolgante! Pô qual é? Trocamos idéias com o mais variado tipo de pessoas; comunicamos nossas idéias das mais variadas formas e pelos mais variados meios; damos "nossa cara" aos públicos de interesse; temos um leque absurdo de oportunidade e escolhas; aprendemos teorias interessantíssimas que funciona bem na prática... E isso é só o começo! Nesse momento nosso bravo acadêmico encontra-se em estado de espírito de  pura tranqüilidade e alegria gozando da certeza:" Relações Púbicas é a melhor e mais promissora profissão do mundo!!!" Porém, comendo pelas beiras, surgem pequenos, porém freqüentes, problemas que assombram o estudo da profissão- e a profissão em si. Não são todas as empresas que tem ciência do nosso valor, o mercado é bem apertado, (apesar que, aos poucos, estar se abrindo); assistimos, engenheiros advogados e etc exercendo nossa função- praticamente sempre de maneira porca-; demora um tempo até começarmos, realmente, ver a cor do dinheiro, somos bombardeados com frases como "RP serve cafezinho! RP? Que é isso? Como se faz?" ... Ih, agora a coisa começa a complicar!

   Meus amigos, acabo de apresentar-lhes os principais motivos da desistências universitárias! Imagine a cabeça de um jovem que ainda não tem o futuro concretizado quando se depara com tais probleminhas? Pois é, a eles basta pedir coragem. O jovem que se precipita acredita que a profissão seja a oitava não-maravilha do mundo, encontra-se em um estado de desespero e suor frio. Somando isso com a pressão dos familiares, piadinhas clássicas de colegas de faculdade e/ou de trabalho, a grande vontade de ganhar muito dinheiro, muito rápido e etc, só pode resultar em coisa não muito boa. Em outras palavras: des-sis-tên-cia.
   Fato consumado, é que o jovem da geração "live fast, die young" (em bom português: "Viva rápido, morra jovem." OK, ninguém vai morrer por isso, mais eu não podia deixar passar o bordão.), não se encaixe no perfil do profissional de Relações Publicas. Afinal apresado come cru, meu chapa! O estudante de relações publicas necessitada ter uma paciência de monge na faculdade- o mesmo se repete no mercado de trabalho. Afinal, grande parte da nossa profissão baseai-se a longo prazo. Desde que saia tudo bem feito, que mal tem, hein?

   Acredito que, a faculdade nos dias de hoje, age com ação "filtradora"sobre a honrosa profissão de Relações Publicas. Sairá formado da faculdade de Relações Publicas o estudante que tiver paixão pela sua escolha e paciência para atingir seus sonhos um de cada vez. A frase prefeita de 10 em 10 orientadores vocacionais: " Se fizer o que gosta, não liga pra dinheiro, será feliz na sua profissão." cai como uma luva (gorro?) na cabeça dos estudante de RP. Não que não é possível enriquecer com a profissão. Como toda ótima profissão, a uma boa chance  de enriquecer exercendo a pratica de Relações Publicas, principalmente quando a tal chance é acompanhada pela sabia escolha de fazer uma especialização/mestrado/doutorado. Mas, discutir sobre como e em quanto tempo ganhar dinheiro com Relações Publicas, não se encaixa aqui.

   Finalizando com uma visão pessoal, a faculdades de Relações Publicas, mesmo com algumas incertezas e questões não tão bem resolvidas, vive seu melhor momento. Principalmente por dois motivos: A freqüente presença de grandes pesquisadores das comunicações, seja lecionado, seja publicado e o reconhecimento, finalmente, estamos ganhando a cada dia que passa. Também acredito esta nova geração(2000 em diante) de formados de Relações Publicas será a melhor geração de profissionais que a profissão já teve. Nunca o formando de Relações Publicas teve tantas grandes teorias para pôr em pratica, tantas maneiras diferente de comunicar, tantos assuntos diferentes para debater etc. A faculdade tem momentos extremamente árduos, mas alegrias extremamente positivas no crescimento humano e profissional do cidadão RP. Para os sadios e corajosos estudantes de RP, três palavra: Paciência, dedicação e amor. Ó que dica valiosa, hem? Com essas três coisas, não é só a carreira profissional que dá certo, não é?

   Enfim, você que está se começado agora, está estudando, ou está se formando meus sinceros parabéns! Espero encontra-lo em algum seminário, turma de pós graduação ou empresas por ai. Agora, você que, está pensando em desistir, está desistindo ou já desistiu, pense bem amigo(a). Eu sei que as vezes a coisa pode amedrontar um pouco, mas, êtcha profissão gostosa, viu!


Referencias.
http://www.mundorp.com.br/
 
 
Veja mais no blog RGi Comunicar Idéias: http://rgidivulgacao.blogspot.com/
 

0 comentários:

Postar um comentário