quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Principais autores de Relações Públicas II – Waldyr Gutierrez Fortes

Waldyr Gutierrez Fortes


Waldyr Gutierrez Fortes: vanguarda
Bibliografia


Livros Publicados
Pesquisa Institucional: Diagnóstico Organizacional para Relações Públicas, Edições Loyola, 1990. (esgotado)
Transmarketing: Estratégias Avançadas de Relações Públicas no Campo do Marketing, 2ª Edição, Summus Editorial, 1999.
Você Sabe que Dia É Hoje? Datas Comemorativas para Eventos e Programações de Relações Públicas e Calendário de Promocional em Marketing, 2ª Edição, Editora da UEL, 2002. (esgotado)
Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias, 3ª Edição, Summus Editorial, 2003.

Capítulos de Livros
Relações Públicas Estratégicas com o Público Interno.  In: CESCA, Cleuza G. Gimenes (Org.).  Relações Públicas e suas Interfaces.  São Paulo, Summus Editorial, 2006.
O Pioneirismo de Cândido Teobaldo de Souza Andrade na Pesquisa em Relações Públicas no Brasil.  In: MOURA, Claudia Pereira de (Org.).  História das Relações Públicas: fragmentos da memória de uma área.  Porto Alegre, EDIPUCRS, 2008, on-line, p. 670-687.
O Pioneirismo de Cândido Teobaldo de Souza Andrade na Pesquisa em Relações Públicas no Brasil.  In:KUNSCH, Margarida M. Krohling (Org.). Relações Públicas: Histórias, Teorias e Estratégias nas Organizações Contemporâneas.  São Paulo, Editora Saraiva, 2009, p. 109-142.


Sobre o autor

Waldyr Gutierrez Fortes: vanguarda das Relações Públicas

07/04/2010 - por Ricardo Campos

Um dos grandes nomes do pensamento de vanguarda das Relações Públicas brasileiras, assim podemos definir o Prof. Waldyr Gutierrez Fortes, um exemplo de profissional, que ao longo de sua trajetória produziu conceitos e reflexões que ajudaram no reconhecimento e valorização de nossa profissão como um aporte estratégico para a gestão das organizações.

Mas quis a vida que com apenas 60 anos (não completos, seu aniversário era no próximo dia 17 de abril), o mestre sucumbisse na manhã desta terça, 06, ao ataque de uma doença degenerativa. Fortes deixa mulher e dois filhos.
Mestre e doutor em Ciências da Comunicação, pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), era professor em cursos de comunicação social da Universidade Estadual de Londrina (UEL), curso que ajudou a fundar, professor de cursos de pós-graduação, profissional de relações públicas com experiência em empresas de São Paulo e consultoria para empresas de Londrina no Paraná, foi conselheiro do Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas (CONFERP) no triênio 2007/2010.
Mas Fortes se imortalizou com sua obra que reúne diversos trabalhos, artigos, capítulos de livros e coletâneas, além de suas próprias publicações que são referências para os cursos e para a profissão de Relações Públicas, tais como:

  • Pesquisa Institucional: Diagnóstico Organizacional para Relações Públicas, Edições Loyola, 1990.
  • Transmarketing: Estratégias Avançadas de Relações Públicas no Campo do Marketing, 2ª Edição, Summus Editorial, 1999.
  • Você Sabe que Dia É Hoje? Datas Comemorativas para Eventos e Programações de Relações Públicas e Calendário de Promocional em Marketing, 2ª Edição, Editora da UEL, 2002.
  • Relações Públicas: Processo, Funções, Tecnologia e Estratégias, 3ª Edição, Summus Editorial, 2003.
Em seus livros e artigos, Fortes sempre demonstrou um pensamento avançado sobre a profissão e a atuação dos profissionais, sendo um precursor das relações públicas na internet. Seu portal é hoje um dos mais conceituados, sendo uma importante fonte de pesquisa, pois mantém um rico acervo de artigos, links e informações sobre as Relações Públicas.

Este relações públicas cumpriu sua missão, parte, mas com seus preciosos ensinamentos demonstrou que a profissão pode ir além, pode pensar além, pode ser mais estratégica e contribuir efetivamente para ajudar as organizações a alcançarem seus objetivos. Pelo seu exemplo demonstrou que é necessário desbravar novos caminhos, com coragem e atitude.
Fica aqui a minha homenagem a este grande profissional.



Para saber mais: Comunidade RP Brasil



Divirtam-se!

0 comentários:

Postar um comentário