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quarta-feira, 16 de março de 2011

Normas para publicação na Revista Intercom


Revista Intercom 
 
A Revista Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação é uma publicação semestral editada pela Intercom que prioriza a publicação de artigos cientí­ficos do campo da Comunicação Social. O periódico tem formato digital e também traz resenhas e entrevistas. Clique aqui e leia a revista.
A Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) está recebendo material para os próximos números da Revista Brasileira de Ciências da Comunicação. Os textos devem observar rigorosamente as normas abaixo descritas (sieguen en español/English will follow).
Veja no site as Normas para Publicação

Evento NRPA - 17 de março de 2011

Dicionário de Mensuração e Pesquisa em Relações Públicas e Comunicação Organizacional

domingo, 13 de março de 2011

Como contratar (bem) uma empresa de relações públicas

(Escrito por Mariana Iwakura em 09.02.2011 Categorias: Marketing)


Você, empreendedor, quer aumentar sua divulgação e marcar presença nas redes sociais. Quer que seu negócio cresça e, por isso, contrata uma empresa de relações públicas. Mas, depois de gastar muito dinheiro, você não vê os resultados que gostaria. O que está errado?


Para que o empresário não cometa os mesmos erros na contratação do seu próximo RP, o site da Business Week reuniu algumas perguntas que devem ser respondidas pelo empresário. Confira.






1. Você tem bons dados? Para sustentar uma campanha e ser entrevistado várias vezes, é preciso ter informações que justifiquem a atenção – números, clientes, tendências, opiniões sólidas.
















2. Você estava contando com o RP para aumentar o faturamento? Nem sempre há uma relação direta entre divulgação e retorno de curto prazo. Você precisa entender os benefícios de ter um relações-públicas e casar essas vantagens com as suas necessidades.










3. O RP não conseguiu uma boa divulgação para a sua empresa – ou não conseguiu uma boa divulgação para o seu ego? Ver seu nome na mídia é bacana, mas verifique se isso não está atrapalhando as suas prioridades.


















4. O RP definiu as expectativas claramente? Toda boa empresa deve ajudá-lo a definir o que é factível e que volume de divulgação você pode esperar por semana, mês e trimestre.














5. O RP criou um plano? Se a empresa de relações públicas não trabalhou de acordo com o que estava combinado, é natural que você se sinta sem apoio.














6. O RP era especializado no seu ramo de negócio? Para contar boas histórias, o relações-públicas deve conhecer bem o mundo da sua empresa. Se não tiver esse conhecimento, poderá perder oportunidades – e irritar repórteres.


Fonte: Papo de Empreendedor

sexta-feira, 11 de março de 2011

Participe do INTERCOM 2011




QUEM PODE PARTICIPAR?

1.2 Estudantes de graduação e recém-graduados (graduados em 2010 ou no decorrer de 2011)
Intercom Júnior
VI Jornada de Iniciação Científica em Comunicação
Expocom
XVIII Simpósio da Pesquisa Experimental em Comunicação

Obs. Somente os trabalhos classificados na Expocom Regional, realizada nos Congressos Regionais da Intercom no primeiro semestre do ano, poderão ser inscritos na Expocom Nacional.


INTERCOM 2011 – SÃO PAULO:

XVI Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
Data: 12 a 14 de maio de 2011
Local: Fecap - São Paulo - SP
Inscrições Abertas


Como fazer sua inscrição para o Prêmio Expocom Sudeste

Estão abertas as inscrições para a edição Sudeste do Expocom – prêmio para os melhores produtos laboratoriais desenvolvidos por alunos de graduação em Comunicação. A premiação integra o programa do Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sudeste – Intercom Sudeste, que acontece na Fecap – Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado, de 12 a 14 de maio.
As instituições de ensino superior da região devem indicar, ao Intercom Sudeste, os trabalhos que se destacaram ao longo do ano de 2010. Os vencedores das edições regionais concorrem na edição nacional do evento, que, neste ano, acontece em Recife (PE), de 3 a 6 de setembro.
Como funciona – Para participar do Expocom, o aluno precisa ser indicado pela IES, fazer a inscrição no Intercom Sudeste e submeter o trabalho. O processo ocorre da seguinte forma:

1)    As faculdades e universidades do Sudeste podem indicar um trabalho em cada uma das 71 modalidades existentes (disponíveis em www.intercom.org.br). Elas integram as categorias “Jornalismo”; “Publicidade e Propaganda”; “Cinema e Audiovisual”; “Relações Públicas” e “Produção Transdisciplinar em Comunicação”, que correspondem aos cursos e habilitações da área de Comunicação, com exceção da última categoria, que aceita inscrições de alunos de qualquer curso de Comunicação Social. A indicação de trabalho pela IES pode ser feita de 01/03 a 31/03. O trabalho deve ser submetido pelo aluno líder de 03/03 a 04/04. Link para indicação: http://www.portalintercom.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1304%3Aindicacao-ies&catid=39&Itemid=79.

2)    Para cada trabalho selecionado, deve haver um aluno líder. Todos os trabalhos selecionados para representar a IES devem ser previamente cadastrados junto ao sistema informático da Intercom, por meio do representante da instituição (coordenador de curso ou alguém por ele indicado). Em cada modalidade, a instituição deve informar os dados do aluno líder do trabalho selecionado (nome completo, CPF, e-mail, orientador).

3)    Somente depois da indicação da IES, o aluno líder poderá se inscrever no Congresso e fazer a postagem do seu trabalho no Prêmio Expocom. É possível que os trabalhos tenham um ou mais autores, com a ressalva de que todos devem ser estudantes de graduação em Comunicação Social.

4)    O formato de apresentação dos trabalhos varia. Podem ser peças únicas ou séries de programas, por exemplo.  Esse quesito depende da modalidade escolhida pelo candidato.

O Expocom acontece em todas as regiões do país. Além do Sudeste, também participam: Centro-Oeste (Cuiabá – MT – UFMT), Nordeste (Maceió – AL – Cesmac), Norte (Boa Vista – RR – Faculdade Atual da Amazônia) e Sul (Londrina – PR – UEL). O prêmio é uma oportunidade para alunos de graduação e recém-formados de ver a qualidade dos seus trabalhos atestada não apenas por seu professor-orientador, mas também por um grupo de professores de instituições de ensino de todo o país, especializados no tema do projeto. Trata-se de um reconhecimento que pode abrir portas tanto no meio acadêmico quanto no mercado.
Um projeto ganhador do prêmio Expocom pode servir de portfólio a ser mostrado a empresas de comunicação, durante a busca de um estágio ou primeiro emprego. No campo acadêmico, o vencedor do troféu sai na frente no momento de se candidatar a uma vaga em cursos de pós-graduação, já que o prêmio é um atestado de experiência acadêmica aliada à prática.




Veja, abaixo, o cronograma para inscrição no Intercom Sudeste e no Expocom:
Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sudeste
12 a 14 de maio
Local: Fecap – São Paulo (SP)
Inscrições: 01/03 a 29/04
Indicação de trabalho para EXPOCOM pela IES: 01 a 31/03
Submissão de trabalhos (Expocom, DT e IJ): 03/03 a 04/04


Links para indicação dos trabalhos pelas IES - Etapa local
 Sudeste: http://www.intercom.org.br/sis/regional/formiestrab1.asp?eveId=24




CATEGORIA RELAÇÕES PÚBLICAS

O Prêmio Expocom é dividivo em cinco categorias: Cinema e Audiovisual; Jornalismo; Publicidade e Propaganda; Relações Públicas; Produção Editorial e Produção Transdisciplinar em Comunicação. Cada categoria é subdivida em 71 modalidades correspondentes à natureza dos trabalhos experimentais, caracterizadas pela especificidade de uma mídia, linguagem, suporte, formato, serviço etc. Nos Congressos Nacionais, a Intercom premia o vencedor em cada modalidade. São elas:

IV - Relações Públicas
(para alunos de Relações Públicas e Comunicação Organizacional)
a. Agência Jr. de Relações Públicas (conjunto/série)
b. Pesquisa de opinião (avulso)
c. Organização de evento (avulso)
d. Projeto de assessoria de comunicação empresarial (avulso)
e. Projeto de assessoria de comunicação governamental (avulso)
f. Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor (avulso)
g. Veículo de comunicação interna e/ou externa (avulso)

Veja mais no site oficial do evento: 

quinta-feira, 10 de março de 2011

III Semana do Jovem Empreendedor

Dica de curso: Educação Ambiental

Educação Ambiental





 OBJETIVO
Fornecer informações e conceitos necessários aos alunos para que possam trabalhar atitudes que formem valores, habilidades e procedimentos para obter comportamento ambientalmente correto na prática do dia-a-dia. Tenha visão crítica dos fatos que atuam na realidade socioambiental local, regional e global.
Trabalhar considerações de cunho teórico e prático que envolve estratégias que contribuam para a formação de cidadãos conscientes, aptos para decidirem e atuarem na realidade socioambiental de um modo comprometido com a vida, com o bem-estar de cada um e da sociedade, local e global.

 PROGRAMA
  • Trabalhar com o aluno os conceitos básicos de educação ambiental e a consolidação da educação ambiental crítica;
  • Conhecer as implicações da Política Nacional e da institucionalização da educação ambiental no Brasil;
  • Contribuir para a construção de uma noção de responsabilidade socioambiental independente da área ou formação, bem como da forma de conhecimento;
  • Valorizar a educação como estratégia de transformação política da sociedade – formação do pensamento crítico – educação ambiental crítica;
  • Promover diálogo interdisciplinar dentro da Universidade e com os demais saberes da sociedade;
  • Contribuir na construção de ações ou projetos de educação ambiental em diversas áreas e com diferentes públicos alvo.
SOBRE O CURSO:
Unisal - Americana / Dom Bosco
          
    Mensalidade: R$80,00
Carga Horária: 52 horas
     
    Coordenador: Profa. Dra. Brígida Pimentel
E-mail: extensao@am.unisal.br

PERÍODO DE INSCRIÇÃO E MATRÍCULA
04/01/2011 a 28/02/2011 PELO SITE

INVESTIMENTO:
4 parcelas de R$ 80,00

Condição de pagamento:
1ª no ato da inscrição
Mais 03 parcelas no dia 15 dos mêses subsequentes ao início das aulas.

Aula aos Sábados
Matutino - 8 h 30 as 12 h

Número minímo de 20 matriculas para iniciar o curso.
Data prevista para início das aulas: 12/03/2011.

http://www.farolnet.com.br/unisal/site/?navega=Extensao&codigo=219&campus=3&unidade=2

Dica de curso: Leitura E Produção de Textos Em Língua Portuguesa

Leitura E Produção de Textos Em Língua Portuguesa 



OBJETIVO
Favorecer o desenvolvimento de uma postura lingüística mais critica e responsável, no que se refere à percepção da força constitutiva da linguagem, em especial, na maior capacitação para a utilização adequada dos múltiplos recursos discursivos da Língua Portuguesa, quer em situações de escrita quer em situações de oralidade. Propiciar o desenvolvimento progressivo das habilidades de leitura e redação, principalmente a redação oficial. Favorecer o envolvimento dos alunos com temas da atualidade, ampliando sua capacidade de reflexão.


 PROGRAMA
1. Noções de texto.
1.2 Relação texto/contexto.
1.3 Texto verbal/não verbal.

2. Requisitos para a competência do leitor.
2.1 Conhecimento lingüístico.
2.2 Conhecimento textual.
2.3 Conhecimento de mundo.

3. Estratégias de leitura e de textos técnicos.
3.1 Leitura textual.
3.2 Leitura temática.
3.3 Leitura interpretativa e crítica.



SOBRE O CURSO
      Mensalidade: R$10,00
Carga Horária: 40 horas
    
     Coordenador: Prof. Ms. Maria Terezinha Rondelli
E-mail: extensao@am.unisa.br
 


PERÍODO DE INSCRIÇÃO E MATRICULA
04/01/2011 a 10/03/2011 PELO SITE

INVESTIMENTO
2 parcelas de R$ 10,00

Condição de pagamento:
1ª no ato da inscrição
Mais 01 parcela no dia 15 do mês subseqüente ao início das aulas.

Aulas aos Sábados
Matutino: 8h às 11h30
Vespertino: 13h às 16h30

Número minímo de 20 matriculas para iniciar o curso.
Data de início das aulas: 12/03/2011.


Unisal - Americana - Americana / Maria Auxiliadora
http://www.unisal.br/

segunda-feira, 7 de março de 2011

Google Newspapers

Veja o jornal do dia que você nasceu no Google newspapers:

Google Newspapers

quarta-feira, 2 de março de 2011

Satisfação, valor e retenção do cliente – Administração de Marketing


“Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso encantá-las.” (KOTLER, 2000, p.55)

“Somente empresas centradas nos clientes são verdadeiramente capazes e construir clientes, e não apenas produtos, e são hábeis em engenharia de mercados, não apenas em engenharia de produtos.” (KOTLER, 2000, p.56)

“O Departamento de marketing só pode ser eficaz em empresas onde os vários departamentos e funcionários tenham projetado e implementado um sistema de entrega de valor ao cliente superior ao da concorrência.” (KOTLER, 2000, p.56)

“Eles formam uma expectativa de valor e agem com base nela. A probabilidade de satisfação e repetição da compra depende de a oferta atender ou não a essa expectativa de valor.” (KOTLER, 2000, p.56)

“Valor entregue ao cliente é a diferença entre o valor total para o cliente e o custo total para o cliente. O valor total para o cliente é o conjunto de benefícios que os clientes esperam de um determinado produto ou serviço. O custo total para o cliente é o conjunto de custo em que os consumidores esperam incorrer para avaliar, obter, utilizar e descartar um produto ou serviço.” (KOTLER, 2000, p.56)

“Além do custo monetário, o custo total para o cliente inclui os custos de tempo, de energia física e psíquicos do comprador, que leva em conta esses custos juntamente com o custo monetário para formar um quadro do custo total para o cliente.” (KOTLER, 2000, p.57)

“Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento resultantes da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto em relação às expectativas do comprador.” (KOTLER, 2000, p.58)

“Fica claro por essa definição o que a satisfação é função de desempenho e expectativas percebidos. Se o desempenho não alcançar as expectativas, o cliente ficará insatisfeito. Se o desempenho alcançar as expectativas, o cliente ficará satisfeito, se o  desempenho for além das expectativas, o cliente ficará altamente satisfeito ou encantado.” ” (KOTLER, 2000, p.58)

“A proposta de calor de uma empresa é muito mais do que se posicionar em um único atributo; é uma declaração sobre a experiência resultante que os clientes obterão com a oferta e seu relacionamento com o fornecedor. A marca deverá representar uma promessa relativa à experiência total resultante que os clientes podem esperar. Se a promessa será ou não cumprida, depende da capacidade da empresa em gerir seu sistema de entrega de valor. O sistema de entrega de valor inclui todas as experiÊncias de comunicação e canais que o cliente terá a caminho da obtenção da oferta.” (KOTLER, 2000, p.59)

“Para empresas centradas no cliente, a satisfação de clientes é ao mesmo tempo uma meta e uma ferramenta de marketing. Empresas que alcançam altos índices de satisfação de clientes fazem questão que seu mercado-alvo saiba disso.” (KOTLER, 2000, p.59)

NOTAS MINHAS: Existem formulários para serem preenchidos com sugestões ou reclamações de produtos e serviços em diversos lugares. No entanto (KOTLER, 2000, p.60), trás adicionalmente formas  de sintonizar a satisfação dos clientes, pois  muitos deixam de comprar simplesmente sem reclamar. Assim, medir a satisfação do cliente seria também, medir a quantidade de vendas do produto periodicamente, é uma delas, outra seria contratar clientes para medir a satisfação até com relação a concorrentes.
Outro aspecto, é saber administrar custos no investimento para a satisfação, pode ter lucros ou prejuízo, dependendo da forma aplicada.

“Gastar mais para aumentar a satisfação de clientes pode desviar recursos referentes ao aumento da satisfação dos demais ‘parceiros’. Por fim, a empresa deve operar com base na filosofia de que está tentando alcançar um alto nível de satisfação de clientes, assegurando, pelo menos, níveis aceitáveis de satisfação dos demais públicos interessados, considerando as limitações de seus recursos.” (KOTLER, 2000, p.60)

“Ao determinar esses níveis, a empresa deve ter cuidado para não violar o senso de justiça de cada um dos diversos grupos de públicos interessados no que diz respeito ao tratamento que estão recebendo.” (KOTLER, 2000, p.61)

“Uma empresa inteligente cria um alto nível de satisfação de funcionários, que leva a um esforço maior,  que leva a produtos e atendimento de melhor qualidade, que criam maior satisfação de clientes, que leva a negócios mais regulares, que levam a maiores taxas de crescimento e lucro, que levam a um alto nível de satisfação de acionistas, que leva a mais investimentos e assim por diante. Esse é o círculo virtuoso que significa lucros e crescimento.” (KOTLER, 2000, p.63)

“Empresas de alto desempenho estão cada vez mais focalizando a necessidade de gerenciar processos centrais de negócios, como desenvolvimento de novos produtos, atração e retenção de clientes e atendimento de pedidos. Estão realizando a reengenharia dos fluxos de trabalho e desenvolvendo equipes multifuncionais responsáveis por cada processo.” (KOTLER, 2000, p.63)

“As empresas estão chegando à conclusão de que alguns dos recursos sob seu controle não apresentam um desempenho tão satisfatório quanto aqueles que poderiam ser obtidos fora da empresa. Muitas empresas atualmente têm optado pela terceirização de recursos menos essenciais, quando estes podem ser adquiridos fora da organização com melhor qualidade ou a custos mais baixos.” (KOTLER, 2000, p.63)


Cultura coorporativa 

“A organização de uma empresa consiste em sua estrutura, suas políticas e sua cultura, que podem se tornar disfuncionais em um ambiente de negócios em rápida transformação. Enquanto a estrutura e as políticas podem ser alteradas (com dificuldade), a cultura da empresa é quase impossível de ser mudada. Entretanto, a mudança da cultura corporativa é freqüentemente a chave para a implementação bem-sucedida de uma estratégia.” (KOTLER, 2000, p.64)

“Ás vezes a cultura corporativa se desenvolve organicamente e é transmitida aos funcionários da empresa diretamente pela personalidade e pelos hábitos do diretor-presidente.” (KOTLER, 2000, p.64)

“A alta administração deve identificar e estimular novas idéias em  três grupos que tendem a ser mal representados na formulação de estratégias: funcionários com perspectivas jovens, funcionários distanciados da sede da empresa e funcionários novos no setor. Cada grupo é capaz de desafiar a ortodoxia corporativa e estimular novas idéias.” (KOTLER, 2000, p.66)

“Os administradores devem refletir a respeito de cada cenário com a pergunta: ‘O que faremos se isso acontecer?’ eles devem adotar um cenário como sendo o mais provável e ficar atentos a indícios que possam confirmar ou negar aquele cenário, à medida que o tempo passa.” (KOTLER, 2000, p.66)


Entrega de valor e satisfação para o cliente 

“A tarefa da empresa é examinar seus custos e seu desempenho em toda atividade que gera valor e buscar meios de melhorá-los. A empresa deve ter os custos e o desempenho de seus concorrentes como modelos com os quais comparar seus custos e desempenho. Á medida que for capaz de  apresentar desempenho superior aos de seus concorrentes, ela poderá alcançar uma vantagem competitiva.” (KOTLER, 2000, p.67)

“O sucesso da empresa depende não apenas do grau de excelência com que cada departamento desempenha seu trabalho, mas também do grau de excelência da coordenação das diversas atividades departamentais. Muito freqüentemente, os departamentos das empresas agem para maximizar seus lucros, e não os da empresa e dos clientes.” (KOTLER, 2000, p.67)

“Para ter  sucesso, a empresa também deve buscar vantagens competitivas, além de operações nas cadeias de  valor de seus fornecedores, distribuidores e clientes. Atualmente, muitas empresas têm formado parcerias com fornecedores e distribuidores para criar uma rede de entrega de valor superior (também denominada cadeia de suprimento).” (KOTLER, 2000, p.67)


Atração e retenção de clientes 

“Os clientes de hoje são mais difíceis de agradar. São mais inteligentes, mais conscientes em relação aos preços, mais exigentes, perdoam menos e são abordados por mais concorrentes com ofertas iguais ou melhores.” (KOTLER, 2000, p.69)

“Os clientes potenciais podem ser classificados como quentes, mornos e frios. A força de vendas entrega em contato com os clientes potenciais quentes e trabalha para convertê-los, o que envolve a realização de apresentações, respostas a objeções e negociação.” (KOTLER, 2000, p.68)

“Não basta dominar as técnicas para atrair novos clientes; a empresa seve retê-los. Muitas empresas possuem um alto índice de rotatividade de clientes – ou seja, conquistam novos clientes e perdem muitos deles. É como sistematicamente adicionar água a uma panela que possui um pequeno furo. As empresas de hoje devem dar mais atenção a seu índice de abandono de clientes.” (KOTLER, 2000, p.69)

“[...] muito pode ser feito com relação aos clientes que trocam de fornecedor devido ao mau atendimento, aos produtos de qualidade inferior aos preços altos. A empresa deve examinar os percentuais de clientes que abandonam por esses ou outros motivos.” (KOTLER, 2000, p.69) 


Necessidades de retenção de clientes

“Infelizmente, a maior parte da teoria e prática de marketing concentra-se na arte de atrair novos clientes, em vez de na retenção dos existentes. Tradicionalmente, a ênfase tem sido na realização de vendas, em vez de na construção de relacionamentos; em pré-vendas e vendas, em vez de na assistência pós-venda.” (KOTLER, 2000, p.69)

“Como clientes fiéis representam um volume substancial dos lucros de uma empresa, esta não se deve arriscar a perder um cliente por desconsiderar uma queixa ou discutir uma pequena quantia.” (KOTLER, 2000, p.71)

“Para fortalecer a retenção de clientes, é essencial construir elevadas barreiras à mudança Os clientes são menos propensos a mudar para outros fornecedores esse isso envolver altos custos de capital, altos custos relacionados à pesquisa de fornecedores ou a perda de descontos para clientes fiéis.” (KOTLER, 2000, p.71)

NOTA MINHA:
Segundo (KOTLER, 2000, p.72), o desafio maior é fazer de clientes possíveis em clientes potenciais. Clientes Potenciais que atendam aos requisitos em clientes eventuais para clientes regulares. Clientes regulares em clientes preferenciais, depois em associados, e depois em defensores do produto aonde venham a recomendar o produto a outros.

“Embora as associações abertas sejam boas para a construção de um banco de dados ou para tirar clientes da concorrência, as associações de acesso limitado são as que mais constroem fidelidade a longo prazo. Taxas e restrições à associação impedem que aqueles com apenas um interesse superficial pelos produtos da empresa se associem.” (KOTLER, 2000, p.75)

“Algumas empresas tomam medidas para reunir seus clientes a fim de que se conheçam  e desfrutem da companhia uns dos outros.” (KOTLER, 2000, p.75)

“Os maiores clientes demandam um serviço considerável e recebem os maiores descontos. Os clientes menores pagam o preço integral e recebem um mínimo de serviço, mas os custos de transação com pequenos clientes reduzem sua lucratividade. Os clientes de porte médio recebem um bom atendimento e pagam o preço e quase integral – e freqüentemente são os mais lucrativos.” (KOTLER, 2000, p.76)

“Um cliente lucrativo é uma pessoa, residência ou empresa que, ao longo do tempo, rende um fluxo de receita que excede por margem aceitável o fluxo de custos de atração, venda e atendimento da empresa relativo a ele.” (KOTLER, 2000, p.77)

“Espera-se que a vantagem competitiva seja vista com o uma vantagem de clientes. Se o cliente pouco se importa com a vantagem competitiva da empresa, então não será uma vantagem de clientes.  As empresas lutam para construir vantagens de clientes sustentáveis e significativas. As que conseguem entregam valor e satisfação elevados para os clientes, e o que gera um alto índice de recompras e, portanto, alta lucratividade para a empresa.” (KOTLER, 2000, p.78)


Implementação da gestão da qualidade total

“Há uma estreita ligação entre qualidade de produtos e serviços, satisfação de clientes e lucratividade  da empresa. Níveis mais elevados de qualidade resultam em níveis mais elevados de satisfação de clientes, ao mesmo tempo em que sustentam preços mais altos e (freqüentemente) custos menores.” (KOTLER, 2000, p.79)

“Qualidade é a totalidade dos atributos e características de um produto ou serviço que afetam sua capacidade de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas.” (KOTLER, 2000, p.79)

“Podemos dizer que a empresa fornece qualidade sempre que seu produto ou serviço atende às expectativas dos clientes ou as excede. Uma empresa que satisfaz a maioria das necessidades de seus clientes durante a maior parte do tempo é denominada empresa de qualidade.” (KOTLER, 2000, p.79)

“É importante fazer uma distinção entre qualidade de conformidade e qualidade de desempenho (ou grau).” (KOTLER, 2000, p.79)

“Qualidade total é a chave para a criação de valor e satisfação de clientes. A qualidade total é obrigação de todos, assim como marketing é obrigação de todos.” (KOTLER, 2000, p.79)

“Os gerentes de marketing têm duas responsabilidades em uma empresa voltada para a qualidade. Primeiro, eles devem participar na formulação de estratégias e políticas projetadas para auxiliar a empresa a vencer por meio da excelência na qualidade total. Segundo, eles devem entregar tanto qualidade de marketing quanto qualidade de produção. Toda atividade de marketing – pesquisa de marketing, treinamento de vendas, propaganda, atendimento ao cliente e assim por diante – deve ser realizada em conformidade com padrões elevados.” (KOTLER, 2000, p.79)

“Os profissionais de marketing desempenham vários papéis ao ajudar a empresa a definir e entregar bens e serviços de alta qualidade a clientes-alvo. Primeiro, é deles a maior responsabilidade pela correta identificação das necessidades e exigências dos clientes. Segundo, eles devem comunicar as expectativas de clientes aos projetistas de produtos de maneira apropriada. Terceiro, eles devem assegurar que os pedidos dos clientes sejam atendidos corretamente e dentro do prazo. Quarto, eles devem verificar se os clientes receberam instruções, treinamento e assistência técnica adequados à  utilização do produto. Quinto, eles devem manter contato com os clientes após a venda para assegurar que estejam e permaneçam satisfeitos. Sexto, eles devem coletar  idéias de clientes para melhorias de produtos e serviços e transmiti-las aos departamentos adequados na empresa.” (KOTLER, 2000, p.80)

“O profissional de marketing deve reclamar da mesma maneira que o cliente reclama quando o  produto ou serviço não está correto. O marketing deve ser o cão de guarda ou o  guardião do cliente e deve constantemente defender a idéia de ‘dar ao cliente a melhor solução.” (KOTLER, 2000, p.80)



Referência Bibliografia
KOTLER, Philip – Administração de Marketing – 10ª Edição, 7ª reimpressão – Tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000.
NOTA: Neste trabalho não constam os inúmeros casos citados pelo autor, notifica apenas a idéia central do texto, para tanto é necessário pesquisar aplicações voltadas para cada exemplo, e estudar com mais afinco a sua  operação. Devemos considerar que em inúmeras idéias centrais existem aplicações que se diferencia de uma ou outra cultura, visto que Kotler aplica mais ao mercado Americano, e pouco vai além a outros mercados, já em alguns podem ser de igual comparação. Diante disso, é preciso deter maior conhecimento pesquisando, dispondo com mais atenção, em outras referências adicionais dos textos fichados.
“Quem não lê não pensa, quem não pensa será para sempre um servo.” Paulo Francis
“Aguardo que este trabalho venha colaborar . Porém, não se restringem em espaços oportunos quando o universo não lhes impõe limites.”

Nota da Referência: Marisa Viana Pereira

( http://www.qir.com.br/?p=2884 )

Bate-papo com Marcos Felipe Magalhães (autor do livro "Explicando o Marketing Simplesmente")

Quantas perguntas sobre marketing você tem? Marcos Felipe Magalhães respondeu 350 questões em seu mais novo livro, “Explicando o Marketing Simplesmente ”, que pode muito bem servir de livro de cabeceira para muitos executivos, profissionais, professores e estudantes. A obra a ser lançada na próxima terça-feira (10/10) pela editora Qualitymark reúne o denso conhecimento do autor em explicações simples e objetivas sobre os mais diversos temas pertinentes ao marketing.

Em um bate-papo com o Mundo do Marketing, Magalhães explica algumas das questões do livro reunidas ao longo de uma carreira invejável e de estudo sobre a área. Marcos Felipe trabalhou por 20 anos na Coca-Cola – onde comandou o departamento de Marketing e foi Diretor Geral de Refrigerantes -, foi Presidente da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) e hoje é Vice-presidente de Marketing e Desenvolvimento da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos), Titular do IBMIN (Instituto Brasileiro de Marketing e Inteligência de Negócios) e professor convidado do IAG PUC-Rio, Fundação Dom Cabral e do Instituto Militar de Engenharia.

Este título e a proposta do livro é muito pertinente. Você não acha que há muita enrolarão ao explicar marketing?
As respostas em marketing podem ser muitos simples. Algumas podem estar certas mesmo sem você ter uma boa explicação. Se você faz uma pergunta a um aluno, por exemplo, de ‘Como fazer para aumentar as vendas numa loja em 25%’ basta ir ao fundamento. Para aumentar as vendas em 25% só tem duas maneiras de fazer. Ou aumenta o tráfego ou o ticket médio das pessoas que freqüentam a loja. E a partir daí faz-se estratégias de promoção para aumentar o tráfego, de preço para aumentar o ticket médio, e por aí vai.
O livro tem muitas coisas interessantes. 

O que Galileu tem a ver com a orientação das empresas para o mercado?
Não queria fazer um livro muito acadêmico e cheio de conceitos. Queria dar uma leitura que as pessoas pudessem entender. Fiz um paralelo com a história de Galileu que desafiou a Igreja e convenceu a humanidade de que a Terra girava em torno do sol. Pergunto se precisava dizer mais alguma coisa que a orientação da empresa tem que ser para o consumidor. O consumidor é a figura do sol e o produto ou a empresa é a figura da Terra. O que temos hoje, no entanto, são empresários com autoridade papal que olham a empresa como o centro do negócio e querem que o mundo gire em seu favor.
Você fala também que os consumidores entendem mais de marketing que os próprios profissionais de marketing.
Como você faz um produto em função do consumidor, ele sabe onde encontrar as mensagens que lhe são interessantes e importantes. O consumidor não vai mudar o seu caminho para encontrar um produto a não ser que ele ache que este produto tem um valor superior.

E a história que consumidor é o rei?
Eu digo que a frase tem um sujeito oculto porque na verdade ‘O meu consumidor é o meu rei’. Isso porque não existe um consumidor genérico e não posso atender a todos em todas as circunstâncias. Quando uma pessoa chega numa loja e vê que não tem nada para ela, duas coisas podem estar acontecendo: não ser o consumidor que a loja imagina que fosse ou a loja está com defeito em seu projeto. Se vou numa loja de roupas masculina e não tem nada no meu perfil, pode ser que eu tenha ido numa loja de surfista e não encontrei um paletó. Então, não adiantar o dono querer me atender. Nem sempre o freguês tem razão porque nem sempre ele é o meu freguês e nem sempre o cliente é rei porque nem sempre ele é o meu rei. As empresas não podem deixar um vazio no seu posicionamento de tal forma que as pessoas não percebam que estão no lugar errado e com o produto errado.
Mas muitas empresas estão no escuro quando se fala em posicionamento.
Exatamente porque elas acham que o posicionamento vem depois de pensar no produto. As empresas devem procurar um posicionamento que queiram ocupar e desenhar um produto para ocupar este espaço.

Você acha que há uma deficiência no estudo sobre marketing no país?
Certamente. E não só em marketing, mas em administração também, que entra nas faculdades como cadeira somente no último período. E se você pegar alguns livros por aí é só bobagem. Até o século XX poucos livros falavam sobre marketing. Tem muita gente estudando processo ao invés de marketing. O próprio CRM foi aplicado por muitas empresas a partir da área de TI (Tecnologia da Informação).
Essa é outra questão que merece destaque. Recentemente produzimos uma matéria sobre a quantidade de termos e derivações que surgem a cada dia. Alguns até se provam ao longo do tempo, mas marketing olfativo é difícil de encarar.
É uma variação, uma adjetivação exagerada. Quando o cara fala que está fazendo marketing olfativo ele não está fazendo nada diferente em termos de conceito. Não é uma escola de pensamento. Para falar em marketing olfativo também teria que se falar em marketing auditivo, visual, tátil... Mas acho que não chega a ser modismo. Qual é a empresa que vai transferir verba de marketing para um conceito de marketing olfativo? A montadora vai deixar de investir em design para ter o cheiro do carro melhor do que o da concorrência? Agora, não excluo que o cheirinho dá a sua contribuição, pois remete a memória da experiência. Mas não é uma estratégia. É um componente.

Das 350 perguntas sobre marketing que tem no livro, qual é a que os profissionais de marketing devem se fazer todo dia?
Escolhendo uma, é a da cronologia do marketing porque ela é muito orientada pelo mercado americano – da onde vêm todas as teorias – porque mostra como o marketing evoluiu do marketing industrial para um componente de produtos e serviços, como é que isso se juntou um no outro, o marketing de relacionamento, depois a mudança da sociedade e da tecnologia que leva você a ter vários momentos. Se você se esquecer da cronologia de datas e pensar em momentos, verá o marketing presente em qualquer tipo de negócio.



Uma pergunta do livro: Marketing cria necessidade?
É preciso definir o que é necessidade. Existe carência, necessidade, desejo e demanda. A questão é que muita gente confunde desejo com necessidade. Quando alguém diz que precisa de um celular, o desejo dela é de se comunicar com mais facilidade. Agora, existem carências sociais e fisiológicas. E toda a necessidade é para suprir uma carência. Um grande erro da Teoria de Maslow é achar que a hierarquia surge quando uma escala está completa e você passa para outra. E não é verdade. Muitas vezes você vê o cara que não come para poder se vestir. Então, ele está procurando auto-estima antes da necessidade fisiológica. Vai dizer que o cara tem necessidade? Não, ele pode ter carência. E o marketing não cria essas carências.



Outra pergunta, em uma frase: o que é marketing?
É vender produtos que não voltam para clientes que voltam.

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